quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Espaços com alma: a importância da organização das nossas salas


Estes dias anteriores ao inicio do ano lectivo foram dedicados a preparar cuidadosamente os espaços para as nossas crianças.

No nosso colégio, empenhamo-nos em criar um espaço onde as crianças, durante os seus primeiros anos de formação, possam crescer e aprender num ambiente saudável e harmonioso.

Acreditamos que apesar da sua frágil aparência, as crianças não são fracas nem indefesas. Como tal, não devem ser completamente dependentes do adulto, e as coisas não devem aparecer feitas, devemos ensinar-lhes antes a fazerem por elas próprias.

É por essa razão, que os espaços foram cuidadosamente pensados e preparados de forma a criar um ambiente seguro, estimulante, no qual as crianças se sintam integradas no trabalho desenvolvido, e percecionem o mundo à sua volta através dos sentidos.
Através de uma área ampla e criteriosamente organizada criamos as condições necessárias para que a criança se desenvolva a nível cognitivo, e também social, física e moralmente.
Numa sala de atividades do Colégio Eurythmia, tudo está disposto de acordo com uma lógica e significado e os materiais didáticos são cuidadosamente selecionados de forma a estimular a criatividade e o sentido estético. 

Recorremos a vários materiais Montessori (em breve dedicaremos um post a este tópico) e procuramos criar uma área dedicada a este tipo de materiais nas diversas salas, por acreditarmos que são excelentes para potenciar o desenvolvimento das crianças a vários níveis.
As diferentes cores, texturas e conceitos, e a utilização de materiais reais, transmitem uma variedade de experiências sensoriais e oportunidades únicas de descoberta às crianças. 

Criámos um espaço com alma, onde a criança se sinta curiosa, com vontade e gosto em aprender e conhecer o que o mundo que a rodeia.


Sem comentários:

Enviar um comentário