terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

NATUREZA... afinal onde estás tu?



O nosso tema inspirador de trabalho pedagógico deste ano passa por vivermos a Natureza.
A Natureza: um tema intemporal, um tema que não tem fim para ser usado infinitas vezes, aliás um ano inteiro convida-nos a experimentar a natureza ao longo de todo o ano. Precisamente porque a Natureza não tem períodos mais ou menos espectaculares.
Porque a Natureza nos chama todas as semanas, aliás  se reparamos bem ,em cada mês, ao longo das 4 estações do ano, no decorrer dos 356 dias que a Terra demora a dar uma volta completa ao Sol.
 Porque mesmo que queiramos pensar o contrário, continuamos dependentes do planeta e dos seus recursos. E, neste momento, a Natureza também depende de nós: tornamos-nos tão poderosos que somos capazes de destruir um planeta inteiro. Apesar de tudo, acreditamos que o Homem tem juízo - este facto até já foi provado pela ciência- portanto, cá estamos nós , convictos de que quanto mais soubermos e educarmos as nossas crianças, melhor conseguiremos apreciar e conservar as belezas e riquezas do mundo natural.
Para além disso, sabemos como nos faz bem o contacto com a Natureza: ir lá para fora é relaxante e divertido, tornado-nos mais desembaraçados e criativos, mais atentos e confiantes.
Natureza, mas afinal onde estás tu?
Mesmo que a nossa casa fique no meio de uma grande cidade o, no meio de grandes avenidas cheias de carro, há sempre Natureza lá fora. Há sempre céu e estrelas, nuvens e chuva, , árvores e flores, e animais, muitos animais. 
E nós, onde estamos nós? Às vezes refugiados nas nossas tocas, nem sempre nos apercebemos do que está acontecer ( apesar de também estarmos a mudar , claro). Os dias de chuva incomodam-nos, o frio estraga-nos os planos, os dias curtos não chegam para tudo o que queremos viver. Acontece com frequência só os lembramos da natureza e só sentirmos necessidade  de nos aproximarmos dela – quando as temperaturas sobem e celebramos a chegada da primavera.

 Mas agora, mesmo agora que está Inverno no nosso colégio, chamamos todos para que possam viver a Natureza desta estação.

Na parede das escadas que vão dar à sala das Bumblebees nasce uma pintura fresca , pintada pelas mãos dos nossos pequenos grandes artistas , retratam a história : "Um bocadinho de Inverno" - de Paul Stewart e Chris Riddell; Já a Sala das Dragonflies lançou o desafio aos pais de construírem com os filhos animais com base em materiais de desperdício (e estão aparecer verdadeiras obras de arte (como podem ver na fotografia acima!!!).
Os mais pequeninos desenham bolas de neve , descobrem as roupas quentes, apreciam a chuva que cai lá fora.
Precisamente lá fora, o que podemos aprender não tem limites, lá fora não nos faltam motivos que faça crescer  entusiasmo pelo nosso tema.
Lá fora, há um mundo enorme à nossa espera, estamos prontos para novas aventuras :)


(fonte: Lá fora: Guia para descobrir a Natureza, planeta Tangerina, Dias, Maria Ana; Rosário, Inês; Carvalho, Bernardo)


Sem comentários:

Enviar um comentário